1º Teste:
A equipe realizou o primeiro teste do projeto na 4ª semana. Para a realização do teste foi necessário preparar as soluções que seriam utilizadas, elas foram preparadas no laboratório de química do SENAI CIMATEC. As soluções utilizadas foram 250mL de H2SO4 20%, 600mL de H2SO4 8,5%, e 500mL de água destilada.
A solução à 20% foi usada para limpar a peça, o H2SO4 8,5% na solução eletrolítica e a água destilada para auxiliar na limpeza, ser colocada com a anilina e também ser usada na selagem.
Ao realizar a anodização foi colocada uma corrente de 2,5A. Essa corrente é relativamente alta para a dimensão da peça e para o tempo de 45 minutos, desta forma a peça de alumínio foi queimada e o próximo passo, a pigmentação, não ocorreu de forma eficaz, visto que além da peça ter sido queimada, também não foi aplicada uma temperatura ideal para abertura dos poros da camada de alumina que praticamente não foi formada. A figura 1 abaixo, mostra a peça após realização do primeiro teste:
Figura 1: Peça de alumínio apos realizar o 1º teste
Fonte: Própria
2º Teste:
A equipe realizou o segundo teste do projeto na 5ª semana. Para a realização do teste foi necessário preparar as soluções que seriam utilizadas. Estas foram preparadas no mesmo local do teste anterior. As soluções utilizadas foram 250 mL de NaOH 2,5 M, 500 mL de H2SO4 0,19 M e 500 mL de água destilada.
A solução de NaOH foi usada para limpar a peça, o H2SO4 para a solução eletrolítica e neutralização na limpeza da peça e a água destilada para auxiliar na limpeza, ser colocada com a anilina, para a pigmentação, e também ser usada na selagem.
Ao realizar a anodização foi colocada uma corrente de 1 A, por ser ainda uma corrente alta para o tempo de 45 minutos e para o tamanho da peça, assim a peça de alumínio foi queimada novamente, além disso, o próximo passo, a pigmentação, também não ocorreu de forma eficaz, devido aos mesmos problemas citados no teste 1. No entanto como é possível observar na figura 2 abaixo, percebe-se que houve uma anodização e pigmentação na borda da peça, mas ainda assim o objetivo não foi alcançado.
Figura 2: Peça de alumínio apos realizar o 2º teste
Fonte: Própria
Postado por: Mateus Vieira de Azevedo


Nenhum comentário:
Postar um comentário