A equipe realizou o terceiro e o quarto teste do projeto na 5ª e 6ª semanas. Para a realização destes testes, foram preparadas (novamente) as soluções no laboratório de química do SENAI CIMATEC que seriam utilizadas. As soluções foram 250 mL de NaOH 2,5 M, 500 mL de H2SO4 0,19 M, 250 mL de H2SO4 1,9 M e 500 mL de água destilada (Quantidades para cada teste).
A solução de NaOH foi usada para fazer o desengraxe da peça, o H2SO4 0,19 M para neutralizar o NaOH utilizado anteriormente , o H2SO4 1,9 M para a solução eletrolítica e a água destilada para auxiliar na limpeza da peça, e na solução de anilina utilizada na parte da pigmentação e na selagem.
Em ambos os teste foram utilizadas 2 peças de mesma área, porém utilizando cátodos diferentes: alumínio e cobre.Foi aplicada uma mesma corrente de 0,13 A em ambos processos eletrolíticos durante um período de tempo de 30 min, causando uma não criação de uma camada de alumina eficaz para o processo de anodização devido a baixa corrente para um curto intervalo de tempo.
Logo, o processo de pigmentação não ocorreu nos 2 testes. Segue foto das peças ao final de todo o processo:
Figura 1:Peças utilizadas nos testes 3 e 4 (Da direita para esquerda)
Fonte:Própria.
Postado por: Guilherme Brandão da Cunha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário